O SINDEPOMINAS é uma sociedade sem conotação político - partidária, sem fins lucrativos e sem orientação religiosa, com atuação pautada nos limites da lei e dos interesses nacionais.
Contato
R. Salinas, 917 - Floresta, Belo Horizonte - MG, 31015-365
Abrir no Waze
ESCRIVÃ DA PCMG ANA ROSA CAMPOS RECEBE PRÊMIO POR INOVAÇÃO NO COMBATE AO FEMINICÍDIO
09dezembro / 2021
.
A escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais Ana Rosa Campos, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Manhuaçu, na Zona da Mata, venceu o Prêmio Innovare 2021, na categoria Justiça e Cidadania. Ela criou o projeto “Chame a Frida”, uma atendente virtual do WhatsApp que atende mulheres vítimas de violência doméstica e é monitorada pelas equipes de policiais civis.
A solenidade de entrega da premiação das 14 categorias do prêmio foi transmitida pelo Youtube nesta terça/feira (7/12), com apresentação do jornalista Heraldo Pereira, direto do Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli anunciou o “Chame a Frida” como a prática vencedora da categoria Justiça e Cidadania.
Ao anunciar a atendente virtual Frida como vencedora, Toffoli disse que o prêmio seria dado à Frida por causa do “acolhimento, simplicidade, eficiência e agilidade no atendimento das meninas e mulheres vítimas de violência doméstica”.
“Parabéns a toda a equipe envolvida, por esse relevante trabalho de combate à violência doméstica. É com mecanismos céleres, inteligentes e eficientes de denúncia e de acolhimento dessas vítimas, iniciativa que salva vidas de meninas e mulheres em situação de violência, que vamos enfrentar esse mal que infelizmente ainda tem índices alarmantes em nosso país”, disse o Ministro Toffoli.
Ao receber ao vivo a sua premiação, Ana Rosa Campos agradeceu a comissão julgadora do Prêmio Innovare e disse que “esse projeto, que nasceu no interior de Minas, sem nenhum recurso financeiro, somente com um celular, nos permitiu fazer a diferença para as mulheres da cidade, da zona da zona rural e para as mulheres com deficiência”, disse. Ele também reiterou que “a Polícia Civil tem uma ótima interação com o Judiciário, que age com rigor e rapidez ao determinar prisões dos agressores e conceder medidas protetivas às mulheres vítimas de violência”.
A delegada Adline Ribeiro, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), de Manhuaçu, também comemorou a conquista do Prêmio Innovare. Para ela, “o Innovare é um dos prêmios mais importantes do país, e o maior da justiça brasileira. Ele veio em um momento muito especial para a nossa delegacia e para a Polícia Civil de Minas Gerais, afinal, estamos há menos de 20 dias de completar o marco histórico de dois anos sem feminicídio na comarca de Manhuaçu”, disse. Em entrevista à Assessoria de Comunicação do Sindepominas, Ana Rosa lembrou ainda que teve a ideia de criar a atendente Virtual Frida ainda na Acadepol, quando passou a conhecer melhor os casos de violência doméstica.
Prêmio Innovare
Em 2021, o Innovare recebeu 634 inscrições em 14 categorias, que podem ser conferidas, uma a uma nas redes sociais da instituição. A Presidente do Sindepominas, Maria de Lurdes Camilli, em nome do Sindicato dos delegados de Polícia de Minas gerais cumprimenta a Ana Rosa Campos pela iniciativa pessoal e pelo empenho em buscar alternativas que beneficiem verdadeiramente a sociedade. “Você nos inspira. Nós nos sentimos orgulhosas e orgulhosos de você, Ana Rosa. Parabéns e obrigado!”, concluiu dra. Camilli.
Fotos: Escrivâ Ana Rosa Campos, Cerimônia de Entrega da Premiação com o ministro Dias Toffoli e o Delegado Regional de Polícia Civil de Manhuaçu, Felipe de Ornelas Caldas