POLÍCIA CIVIL DE MINAS LANÇA NOVO SITE COM DADOS DE DESAPARECIDOS

A Polícia Civil lançou nesta quarta-feira (21) o novo site de pessoas desaparecidas. O portal, agora, conta com cartazes, notícias, orientações de como prevenir o desaparecimento, além de dicas para quem enfrenta a situação de ter um familiar nessa situação.

Dinâmico e com novas funcionalidades o site permite uma resposta do Estado às famílias dos desaparecidos. “Agora cada foto que aparece na página inicial direciona para a ficha do desaparecido. Com dados como a idade atual e a idade que a pessoa tinha no desaparecimento. Isso não existia no antigo site”, disse Braulio Renato de Oliveira e Silva, investigador e chefe do Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A finalidade do site é ajudar as famílias mineiras a encontrar os seus parentes desaparecidos.

“A incerteza de saber onde está a pessoa é muito doloroso para as famílias. O site é uma resposta do estado e um alento aos familiares”, afirma a delegada Maria Alice Faria, chefe da Divisão Especializada de Referência da Pessoas Desaparecida.

A população pode colaborar com localização dessas pessoas, fazendo o download dos cartazes com imagens e informações sobre os desaparecidos. “Quanto mais divulgada mais veiculada mais informações chegam à polícia”, disse a delegada.

O novo site (www.desaparecidos.mg.gov.br) já está no ar. Além dele, quem quiser informar sobre um desaparecimento ou dar informações à polícia pode entrar em contato pelo número 0800 2828 197.

“É importante que as pessoas saibam que não existe prazo de 24h ou 48h, quando se tem conhecimento que algo saiu da rotina o cidadão deve entrar em contato o quanto antes. Quanto mais cedo pudermos começar as buscas mais chances de sucesso”, informa a chefe da Divisão Especializada de Referencia da Pessoa Desaparecida.

O site ainda permite que a Polícia Civil auxilie com mais eficácia a busca por desaparecidos em outros estados. “Não existem fronteiras quando se fala em desaparecimento”, afirma a delegada.

 

Fonte: Jornal O Tempo