OPERAÇÃO EM MINAS GERAIS COMBATE VENDA DE NOTAS FISCAIS FALSAS

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Receita Estadual e a Polícia Civil realizam, nesta quarta-feira (6), uma operação chamada “Darkside” para combater a venda de notas fiscais falsas para atacadistas da CeasaMinas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em seis meses, de acordo com as autoridades, o esquema rendeu mais de R$ 5 milhões a uma das empresas investigadas.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão em Contagem e em Belo Horizonte – quatro deles em empresas na CeasaMinas.

De acordo com a Receita Estadual, o esquema milionário de sonegação fiscal envolve atacadistas da central de abastecimento que utilizam empresas de fachada para simular a venda de produtos com alto custo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principalmente bebidas quentes, achocolatados e produtos de higiene pessoal.

Dentre os produtos envolvidos no esquema estão alimentos da marca Vianeza, fabricados em Contagem, e que seriam distribuídos em todo o Brasil pela principal empresa beneficiada pela fraude.

De acordo com o MPMG, a quadrilha investigada era composta por empresários do setor atacadista conhecidos como "papeleiros", porque promovem a venda de notas fiscais frias para simular operações sujeitas ao imposto.

Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de sonegação fiscal e organização criminosa. Se condenados, as penas podem chegar a dez anos de prisão.

Participam da operação três promotores de Justiça, 30 auditores fiscais, cinco delegados e 20 agentes da Polícia Civil.

G1 entrou em contato com a Vianeza e a recepcionista informou que a empresa não vai se manifestar.

A reportagem aguarda retorno da assessoria de imprensa da CeasaMinas.