INDICAÇÃO DE LEITURA: DELEGADOS DE POLÍCIA DA GRANDE VITÓRIA E AS POLÍTICAS DE DROGAS

Fábio Almeida Pedroto é Delegado de Polícia Civil no Espírito Santo desde 2012 e publicou em 2018 o livro Delegados de polícia da Grande Vitória e as políticas de drogas. O livro é resultado de sua dissertação de mestrado em Segurança Pública no Programa de Pós-graduação da Universidade de Vila Velha (UVV).

A dissertação, que deu origem ao livro, teve por base entrevistas realizadas pelo autor com delegados de polícia que atuam nas delegacias regionais na Grande Vitória (Serra; Cariacica; Vitória; Guarapari; Vila Velha). A pesquisa envolveu não apenas os aspectos jurídico-legais, mas também as informações e visões dos entrevistados. O livro busca analisar as políticas proibicionistas de ‘guerra às drogas’, bem como os custos e consequências desta repressão para toda a sociedade.

Fábio Almeida Pedroto é Delegado de Polícia no Espírito Santo desde 2012. Foi policial militar e inspetor penitenciário no Rio de Janeiro, onde iniciou carreira no ano 2000. Mestre em Segurança Pública pela Universidade de Vila Velha, é instrutor da Academia de Polícia Civil/ES e da Escola Penitenciária/SEJUS, além de ministrar aulas em cursos de formação de Guardas Municipais no Espírito Santo. É porta-voz da LEAP Brasil e professor universitário.