DEFENSIVOS AGRÍCOLAS ROUBADOS EM DIFERENTES ESTADOS SÃO APREENDIDOS APÓS INVESTIGAÇÃO EM PATOS DE MINAS

A Polícia Civil de Patos de Minas apreendeu defensivos agrícolas e sementes roubadas durante a Operação "Agro", desencadeada pela Delegacia Especializada de Investigação de Furto e Roubo de Carga.

Flagrantes foram feitos em Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e próximo a Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas. A ação contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e três pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos.

Segundo os delegados responsáveis pelo caso, a investigação em relação aos crimes começou há cerca de um ano. Contudo, a operação foi desencadeada depois que a PRF abordou um caminhão com parte dos produtos, na BR-365.

Após o fato, na manhã desta quarta, uma loja de comércio de produtos agrícolas foi vistoriada e, no galpão de depósito, investigadores encontraram vários galões de defensivos agrícolas e sacas com grãos, como milho híbrido. O prejuízo estimado aos donos dos produtos é de mais de R$ 2 milhões.

Segundo o delegado regional Luiz Mauro Sampaio, os produtos não tinham nota fiscal e são de diferentes empresas, o que aponta que foram roubados em vários estados como Bahia, Mato Grosso e São Paulo, além de Minas Gerais.

"O dono do comércio não foi encontrado e um funcionário foi levado para prestar esclarecimentos na delegacia. Também prendemos uma pessoa que fez carregamento de uma caminhonete no dia anterior e foi flagrada em viagem, passando pela região de Bom Despacho, onde foi detida", contou.

Ainda conforme a Polícia Civil, um terceiro flagrante foi em Carmo do Paranaíba, em uma empresa que pertence ao mesmo proprietário. No local também foram encontrados produtos de crime e uma pessoa foi detida.

O advogado da empresa, Philipe Alexandre Pereira, acompanhou os trabalhos e deu entrevista ao MG1.

"Nem toda mercadoria que está nos galpões são produto de crime. A empresa tem nota de boa parte dos produtos que aqui estão e uma parte que foi identificada como sendo de crime, ela é comprada em parceria, por meio bolsa de insumos. Temos notas fiscais com recolhimento tributário de todo produto", falou.

Os materiais foram apreendidos e a Polícia Civil segue em busca dos integrantes das quadrilhas envolvidas nos crimes e quem são os receptadores dos produtos.

FLAGRANTE EM BOM DESPACHO

Segundo a Polícia Civil, um dos flagrantes foi na cidade do Centro-Oeste de Minas. Foi investigado que o condutor de uma pick-up fez carregamento dos defensivos em Patos de Minas e seguiu sentido Bom Despacho.

Após ação conjunta entre Polícia Civil e PRF, o veículo foi abordado e nele encontrado 200 litros de agrotóxicos, divididos em dez galões de 20 litros cada.

Segundo a PRF, a carga é produto de furto ocorrido no estado do Mato Grosso, com valor avaliado em R$ 39 mil. O condutor e o produto foram levados para a delegacia.