76 DELEGADOS DE POLICIA TOMAM POSSE NA ACADEPOL

Depois de nomeados pelo Governo de Minas, no início do mês de junho, os 76 candidatos aprovados em todas fases do concurso de Delegado de Polícia (Edital n.º 01/18) tomaram posse, nesta segunda-feira (24), na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol). Logo em seguida, iniciaram o curso técnico de formação policial.

Os candidatos aprovados no certame, que já apresentaram a documentação necessária para a formalização da posse, foram convocados, imediatamente após a cerimônia de posse, para matrícula e início do curso. A previsão é de que as atividades acadêmicas tenham duração de quatro meses.

Uma das empossadas, Hionara Araújo Pimentel, 33 anos, registra que está preparada para assumir o cargo. "O sonho da minha vida sempre foi ser Delegada de Polícia. Então, eu vou para qualquer cantinho de Minas, por mais que depois eu venha tentar ficar mais próxima dos meus familiares". Hionara considera que a atuação na investigação criminal é tudo que vai preponderar no processo criminal, então acredita que se trata de um cargo importantíssimo.

Monah Zein, de 35 anos, que veio da cidade de Curitiba, traz as melhores expectativas para servir a PCMG. "A minha expectativa é abraçar a Polícia Civil, fazer o meu melhor e buscar a valorização da carreira de Delegado e de todas as outras carreiras da Polícia Civil". Ela também está preparada para atuar em qualquer cidade mineira. "Estou preparada para ir pra qualquer lugar porque Minas é uma só. Aonde for, farei o meu melhor", garante Monah.

Para a Delegada Cinara Moreira, Diretora da Acadepol, "o objetivo do curso é a capacitação dos novos delegados para que eles possam exercer as atividades funcionais com excelência". Ela garante, ainda, que "no curso, será oportunizado o aprendizado das especialidades das funções inerentes ao cargo, como investigação policial, teoria e prática de inquérito, técnicas de entrevista e interrogatório, manejo e emprego de arma de fogo e técnicas de ação policial", registra.

A Delegada Cinara também contextualiza o papel da Academia nesse processo. "Após a realização de todos os procedimentos administrativos para promover a seleção dos melhores candidatos no processo seletivo, a Acadepol está pronta para prosseguir buscando a capacitação dos novos policiais e aprimorar aptidões pessoais desses servidores", explica.

O Chefe da Polícia Civil, Delegado-geral Wagner Pinto, destaca a relevância das nomeações dos delegados para a Instituição. "Os novos profissionais vão atender a demandas emergenciais. Essa ação é de suma importância, tendo em vista a defasagem do quadro", ressalta.

Com a conclusão e a aprovação no curso, os policiais civis serão designados às Delegacias de Polícia, observando-se as necessidades de cada unidade. "As comarcas do interior e as delegacias de plantão serão priorizadas", conclui o Chefe da Instituição.

O Diretor Jurídico do Sindepominas, o Delegado Marlon Pacheco de Castro, compareceu à posse dos novos Delegados. O Sindepominas manifesta grande satisfação com a chegada dos novos colegas e já marcou para a próxima semana na Academia um encontro de boas vindas com os aspirantes.

Texto: PCMG e Assessoria de Comunicação do Sindepominas.

Foto: PCMG